🤍 Online • Rio de Janeiro • BR + 55 21 98454-7893 ✉ contato@dharanaventura.com.br
🤍 Online • Rio de Janeiro • BR + 55 21 98454-7893
✉ contato@dharanaventura.com.br

[faceturbo]

Falando sobre definição de critérios de aceite e avaliação

Olá Pessoal!

Hoje vou falar um pouco sobre umas das técnicas descritas no BABOK 2.0, que auxiliam na análise de negócio e que faz parte da lista de técnicas mais regularmente usadas pelos analistas de negócio.

De acordo com o BABOK, o propósito desta técnica é definir os requisitos que devem ser atendidos para que a solução seja aceitável pela parte interessada. Passando o texto para um exemplo prático, entendo eu, e aproveito para pedir para me corrigirem se identificarem algum erro no entendimento, visto que vamos nos virando sozinhos e de acordo com nossa interpretação de texto, que:  (por exemplo)

Capítulo 2 – Planejamento e Monitoramento da Análise de Negócios
Atividade: 2.2 – Conduzir a Análise das Partes Interessadas
Técnicas: 2.2.5 – Técnicas Gerais

 

Partes interessadasPartes interessadas

(Os patrocinadores Gerente/Coordenador de Novos Negócios de Educação on Line, ou Líder do Atendimento on Line – Tarefa/Saída: 2.2 Lista de Partes Interessadas, papéis e responsabilidades, que saiu no início quando planejou a analise de negócio).

 

Lista de requisitosDefinir os Requisitos Aceitáveis

(A Solução é: Criar novo módulo no sistema legado para registrar, acompanhar e medir os atendimentos realizados por Pré-candidatos a alunos ou pré-candidatos a membros). Todos os requisitos desta solução. Sugestão, crie sua lista de requisitos no Rational Team Concert! Nessa parte precisa estar detalhado tudo que você elicitou com a parte interessada, sabe aquilo que ela não pediu, mas realmente precisa, que a empresa tem “capacidades” para prover e que no final vai agregar valor à organização? É isso… Nesse contexto entraram as habilidades necessárias que o Analista de negócio deve possuir que o fez conseguir, diplomaticamente, trazer à tona…

 

images (1)Na descrição desta técnica, é determinado quais requisitos são mais usados para critérios de aceite (conjunto mínimo de requisitos que valham a pena implementar a solução – Servem para expressar o que foi aprovado ou reprovado em uma única solução) e avaliação (Conjunto de requisitos utilizados para escolher entre múltiplas soluções – Servem para comparar).

 

Os elementos dessa técnica são:

images (4)

 

Testabilidade,

servirão para produção casos de testes da solução baseados no critérios de aceite e avaliação.

 

download
Ranqueamento e pontuação,

servirão para priorizar 6.1. Podendo utilizar a técnica de priorização MoSCow (“Must – Tem que ter, Should – Deveria ter, Could – Poderia ter, Want – Interessante ter, Devemos executar primeiro todos os os requisitos Must, isto é, tem que ter. Quando não existirem mais requisitos Must, devem ser realizados os requisitos Should e assim por diante, até o término de todos os requisitos que o nosso projeto possui…”).

priorizacao

Clique Aqui para acessar a lista de Técnicas, Aqui para acessar Tarefas, Entradas e Saídas e Aqui para a versão em português do Babok 2.0.

Quer aprender a Fazer um Mapeamento de Processos com o Presidente do IIBA RJ? Oportunidade única, clique AQUI antes que as vagas encerrem!!!

Abraços!

Dharana Ventura

IIBA-member-logo

[/faceturbo]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.