🤍 Online • Rio de Janeiro • BR + 55 21 98454-7893 ✉ contato@dharanaventura.com.br
🤍 Online • Rio de Janeiro • BR + 55 21 98454-7893
✉ contato@dharanaventura.com.br

Audios Binaurais Reprogramando Mentes

Musicoterapia, como o nome já diz de forma explicita é a terapia (tratamento terapêutico de condições diversas de saúde) através da música.

Musicoterapia online
Musicoterapia OnLine

Porém creio que se o título do artigo chamou sua atenção você quer saber como isso funciona na prática, estou certa? Para isso vou conceituar de forma bem simplificada a musica, pois acredito que isso ajudará na compreensão de como a música pode, efetivamente, tratar condições de saúde física, mental e espiritual.

Então, o que é Música?

Começando pela raiz do conceito, que é a definição da palavra em si, temos o termo música (do grego μουσική τέχνη – musiké téchne, que significa a arte das musas). É uma forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos, seguindo uma pré-organização ao longo do tempo (Wikipedia, 2019).

Agora para conseguir entender a associação da música e a terapia precisamos compreender o conceito de SOM!

Logo, SOM é…

Som é a propagação de uma frente de onda mecânica; é uma onda longitudinal, que se propaga de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais (que têm massa e elasticidade), como os sólidos, líquidos ou gasosos.(Wikipedia)

Ou seja, é um tipo de onda mecânica que precisa de um meio para se propagar.

Para facilitar: O que consideramos ondas sonoras são vibrações do ar percebidas pelo nosso ouvido, e de acordo com o que está abaixo, pelo nosso corpo inteiro!

Continuando… Os sons naturais são, na sua maior parte, combinações de sinais. Um som puro possui uma frequência que se mede em hertz (Hz) e energia que se mede em decibéis. Os sons audíveis pelo ouvido humano têm uma frequência entre 20 Hz e 20 000 Hz. Abaixo e acima desta faixa estão infrassom e ultrassom, respectivamente.

Nós, Seres humanos e vários animais percebemos sons com o sentido da audição, com os dois ouvidos, o que permite saber a distância e posição da fonte sonora: a chamada audição estereofônica.

Muitos sons de baixa frequência também podem ser sentidos por outras partes do corpo e pesquisas revelam que elefantes se comunicam através de infrassons.

Só para que não esqueçamos, a música está presente desde os primórdios, Pitágoras fundamentou o som das Esferas, conseguiu decifrar os sons dos planetas, a relação entre o som e os números. E por aí vai, seria um texto gigante só para falar de cada viés da música que nos leva a musicoterapia.

Agora que temos a definição de Música, a definição de Som, fica mais fácil entender como funciona a musicoterapia.

Através dos elementos da música, como SOM, RITMO, TIMBRE, MELODIA e HARMONIA, é possível restabelecer, através das frequências e impressões em nosso corpo e mente, o equilíbrio físico, emocional, mental e energético.

Assim quando um indivíduo busca a musicoterapia, é possível potencializar o desenvolvimento físico, pessoal, social, intelectual e emocional, e, então, obtêm melhoria em sua qualidade de vida.

A música atua na estrutura e funções do sistema nervoso central e autônomo, nas glândulas endócrinas e órgãos internos combinando com a disposição psíquica particular de cada indivíduo.

Durante a sessão de musicoterapia o Terapeuta poderá estimular ou bloquear a sensibilidade emocional do indivíduo, sua memória, imaginação e representações mentais, de acordo com a necessidade da pessoa que está em tratamento terapêutico através da música.

Ora, se sabemos que a musica é composta do elemento SOM, e que este se propaga através da matéria e influencia partes do corpo, fica mais claro concretizar com a musicoterapia funciona nos seres!

A Musicoterapia é indicada para recuperação, como por exemplo, em algumas condições citadas abaixo:

  • Estresse
  • Problemas de socialização
  • Distúrbios físicos, mentais, emocionais
  • Regulação do Estado de Humor

Desta forma a musicoterapia facilita e promove a comunicação, o relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão, organização, etc…

Acredita-se que quando uma pessoa está doente seus sons internos, saem do ritmo natural, suas ondas sonoras e freqüência diminuem, ficando em dissonância, entrando em desarmonia, em desequilíbrio. Neste caso a musicoterapia pode ser usada como um tratamento com excelentes resultados.

No caso das Terapias Holísticas, com foco no tratamento do campo energético, a musicoterapia é inserida através de canções e mantras que aliviam certos distúrbios, direcionando as ondas sonoras às partes afetadas do corpo e reequilibrando os chakras, ou seja, os centros de energia.

Eu utilizo a musicoterapia em sala de aula, durante as aulas e musicalização da educação infantil e obtenho resultados incríveis, principalmente com crianças com TEA. Tenho um caso de uma aluna com TEA que não falava, porém cantava a musica de abertura usada dentro de sala de aula. Outro aluno, também com TEA, evoluiu muito através da sensação e contato com a musica através dos instrumentos e dos sons que ele próprio aprendeu a produzir.

Nas Terapias que realizo, como Aromaterapia e Auriculoterapia, a musicoterapia é parte integrante das sessões de tratamento, potencializando ainda mais os resultados positivos.

Dharana Ventura – Doctoralia.com.br

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.