[faceturbo]
Você, analista de negócios ou não, já se perguntou?
Talvez o caminho mais fácil para obter uma resposta coerente é entender qual a finalidade do analista de negócios.
Todavia, se você conhecer as competências do analista de negócios e não se identificar com nenhuma, então é hora de se perguntar se a empresa precisa de você… Apesar de que podem existir empresas que não tenham visão de processo e nem queiram um analista de negócios, as vezes elas se satisfazem ou simplesmente querem o “tomador de pedidos”, aquele que faz o que se pede, sem questionar, nesse caso, estará no lugar certo.
Vejamos a algumas habilidades que um analista de negócios tem ou pelo menos deveria ter (sic):
Visão do Todo e nada de ficar focando no próprio umbigo e é fundamental que tenha pensamento sistêmico!
Imparcialidade e ponto final!
Pragmatismo, porque sem objetivo não dá, se não tem corre atras de um! Tem que Ter.
Saber ouvir, e entenda, saber ouvir não é esperar a vez de falar, é prestar atenção, é ter respeito…
Modelagem, precisa dizer porque ou quer que eu desenhe?
Síntese, porque sem ela sua análise não agrega nada.
Comprometimento, termina o que começou com qualidade, por favor.
Gostar de Gente, esse é seu ponto de partida.
E com essas habilidades as empresas esperam que o analista de negócio consiga promover:
A Integração entre as Áreas e a TI, as empresas querem uma integração entre as áreas.
A Comunicação Entre as Partes interessadas e a TI (Aquele pessoal que não gosta de falar com pessoas sabe?), as empresas querem conversar com a TI.
A Demanda de negócios, as empresas querem meios de atender as Demandas do Negócio e alguém que as entenda.
Só pra esclarecer, existe diferença entre Analista funcional (O especialista em SAP, CRM, etc…), o Analista de Requisitos (O que identifica todos os requisitos de desenvolvimento de um software) e o Analista de Negócio (Conhece a empresa, o negócio tem capacidades para solucionar os problemas).
Então, mas… porque o analista de negócio é tão desejado pelas empresas?
Elas querem seus problemas solucionados, querem inovação, querem que as tornem mais competitivas no mercado que atuam, querem VALOR, valor e valor!
Se conseguir promover a reflexão já será um ganho enorme para todos.
“O homem depende do seu pensamento”
[/faceturbo]